UNUnited Nations Economic Commission for Europe

Press Release

[Index]

European forests play key economic and environmental role

Geneva, 30 April 2010 --

As florestas europeias são fundamentais para a mitigação e adaptação à mudança climática, bem como para a prestação de serviços ambientais. Este papel das florestas e o seu potencial de desenvolvimento tem de ser plenamente reconhecido. Esta foi uma das principais mensagens transmitidas pelo Diretor Geral Adjunto da FAO para as Florestas,  Sr. Eduardo Rojas-Briales à 35 ª sessão da Comissão Europeia das Florestas  (EFC), que teve lugar em Lisboa de 27 a 29 de Abril.

A conferência discutiu o papel  fundamental que o setor florestal desempenha para o bem-estar económico e ambiental dos países. A reunião reconheceu que a atenção sobre as florestas está num dos momentos mais altos de todos os tempos, em particular graças à focalização das negociações sobre a mudança climática, neste sector.

As florestas estão entre os maiores sumidouros de carbono do mundo. Elas armazenam uma enorme quantidade de carbono  - 638 gigatoneladas, em biomassa, madeira e folhas mortas, e solo, que é quase igual à quantidade de carbono na atmosfera. Mais de um quarto do carbono armazenado nas florestas do mundo encontra-se na região pan-europeia. Os  silvicultores europeus preocuparam-se em encontrar meios para preencher a lacuna entre o potencial de mitigação das florestas europeias e a sua actual baixa participação nos mercados de carbono.

Nos últimos anos, a madeira tornou-se também numa importante fonte de energia renovável, na região. Por exemplo, a UE é responsável por metade das fontes de energia renováveis. Nos últimos 20 anos, as  florestas Europeias forneceram 11.000 milhões de metros cúbicos de madeira para produtos ecológicos e geração de energia. Apesar disso, a reserva de madeira na região europeia cresceu 7% no mesmo período. Isso representa um enorme potencial em termos económicos e ambientais que merecem atenção no desenvolvimento de políticas energéticas.

As florestas são também o garante  dos nossos recursos de água doce, e fornecem  uma ampla gama de outros serviços dos ecossistemas. Por exemplo, reduzir a sedimentação nos cursos de água e filtrar os poluentes. Também desempenham um papel fundamental na redução dos riscos de catástrofes naturais. Essas funções são muitas vezes tomadas como um dado adquirido e o papel dos proprietários e gestores florestais na prestação desses serviços ambientais é geralmente subestimado.

O potencial das florestas europeias para a mitigação e adaptação às alterações climáticas, a produção sustentável de energia e a prestação de serviços dos ecossistemas, esteve no centro das discussões. Tendo em conta os desafios que a comunidade florestal enfrenta para chegar aos outros sectores, a CEF decidiu iniciar e intensificar o diálogo com as comunidades da água, energia e alterações climáticas nessas discussões. "A Silvicultura pode realmente dar respostas que precisam de ser ouvidas por outras instâncias internacionais, processos e comunidades, incluindo a biodiversidade mundial, o sector da água, e os debates sobre a energia", salientou o Sr. Andrey Vasilyev, Secretário Executivo Adjunto da UNECE, entidade que hospeda a Secção da Floresta e da madeira da ECE / FAO.

Para obter mais informações, por favor contactar:

Paola Deda    
Chief
ECE/FAO Forestry and Timber Section
UNECE Trade and Timber Division   
Phone: +41 (0)22 917 2553
Email: [email protected]

Peter Csoka
Senior Team Leader
Forestry Communication and Liaison Team
FAO
Phone: +39 06 5705 3925
Email: [email protected]

Ref: ECE/TIM/10/P07